14 e 15 Dezembro 2024
Apresentando uma contribuição fundamental para a retenção de carbono, os manguezais são um dos ecossistemas mais importantes no combate às mudanças climáticas. E quando se trata da região amazônica, essa contribuição pode ser ainda mais significativa ao se considerar que o litoral que vai da Baía do Marajó, no Pará, até a Baía de São José, no Maranhão, guarda a maior faixa contínua de manguezais do planeta.
15 e 16 Junho 2024
Tanto quanto as vegetações, o solo exerce papel fundamental na busca medidas que possam ajudar a combater as mudanças climáticas. A depender de como as diferentes funções do solo são utilizadas, é possível manter a maior sustentabilidade da terra, objetivo que vem sendo alcançado a partir de técnicas inovadoras de uso do solo desenvolvidas através por universidades e institutos através do desenvolvimento de pesquisas científicas.
12 Junho 2024
Quando as condições climáticas estão em discussão, a Amazônia quase sempre é colocada no centro do debate. Isso porque a floresta exerce papel fundamental para a regulação do clima global. Capacidade esta que é ameaçada quando há degradação ou desmatamento progressivo, o que pode afetar não apenas quem vive na região, mas também para quem está além dela.
08 e 09 Junho 2024
Como parte do processo de preparação para a COP29, a Conferência do Clima da UNFCCC em Bonn, na Alemanha, teve início no último dia 03 e segue até o próximo dia 13 de junho reunindo delegados nacionais, representantes da ONU, oficiais da presidência da COP e sociedade civil. Apontada como uma pré-cop, as reuniões têm o objetivo dar andamento às principais questões levantadas durante a COP28, realizada em Dubai no ano passado, e preparar as decisões a serem adotadas na próxima Conferência...
01 e 02 Junho 2024
Entre os atores que discutem e chamam a atenção para as necessidades urgentes de se combater as mudanças climáticas, a sociedade civil exerce um papel fundamental. Seja na rotina diária ou nos espaços de negociações como as Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COPs), as organizações não governamentais, as organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais de base...
12 Dezembro 2023
No dia dedicado às populações indígenas na COP28, esta terça-feira (05), a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e demais lideranças indígenas entraram na Expo City em marcha conjunta. Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se despediu presencialmente da Conferência do Clima que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, a ministra assumiu a chefia da delegação brasileira na COP28...
10 Dezembro 2023
Com o feito inédito da pacificação do discutido Fundo de Perdas e Danos logo na sua primeira plenária, a 28ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes, teve início com um saldo pontual positivo, mas os resultados efetivos de dias de negociações entre países de todo o mundo dependerão decisivamente do que se conseguirá alcançar nesta reta final da conferência, que encerra na próxima terça-feira (12).
06 Dezembro 2023
No dia dedicado às populações indígenas na COP28, esta terça-feira (05), a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e demais lideranças indígenas entraram na Expo City em marcha conjunta. Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se despediu presencialmente da Conferência do Clima que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, a ministra assumiu a chefia da delegação brasileira na COP28...
01 Dezembro 2023
O dia de abertura da 28ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28) foi de movimentação intensa e longas filas, em Dubai, nos Emirados Árabes. A última quinta-feira (30) foi marcada pelo credenciamento dos participantes que lotaram a Expo City, uma mini-cidade futurista construída no coração de Dubai e que, pelos próximos dias, será a casa das discussões climáticas mundiais até o próximo dia 12 de dezembro.
20 Agosto 2023
Mais do que contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa, a recuperação florestal pode ser uma atividade econômica de larga escala e capaz de gerar emprego e renda para o país. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Escolhas, o investimento na recuperação de 12 milhões de hectares de floresta poderia gerar um retorno de R$776,5 bilhões em receita líquida para o Brasil, além da criação de 2,5 milhões de novos empregos no país.
25 Junho 2023
O cultivo de plantas e alimentos em superfícies empilhadas verticalmente está no centro de uma tecnologia alinhada com as demandas da sustentabilidade, as chamadas fazendas verticais. Na medida em que podem ser estruturadas em prédios, containers ou mesmo em galpões reaproveitados, as fazendas verticais possibilitam a obtenção de uma grande produção de espécies vegetais em uma área menor do que a utilizada pelo cultivo tradicional.
28 Maio 2023
Enraizada na cultura e nas tradições da população amazônica, a Castanha-do-Pará guarda um enorme potencial econômico para a região. Um estudo inédito realizado pelo Observatório Castanha-da-Amazônia (OCA), como a oleaginosa também é chamado em algumas regiões do Brasil, revela que a cadeia de valor da Castanha-do-Pará produzida no país movimenta mais de R$2 bilhões por ano e a perspectiva é de que esse número possa ser ainda maior.
05 Fevereiro 2023
A cidade de Belém e sua Região Metropolitana têm potencial para produzir até 19 mil toneladas de legumes e verduras por ano, volume suficiente para alimentar 1,7 milhão de pessoas, mais do que toda a população da capital paraense. A projeção é apontada por um estudo realizado pelo Instituto Escolhas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), e que buscou identificar os desafios e o potencial da agricultura urbana que já é praticada em Belém, mas que ainda pode se fortalecer e ampliar.
21 Fevereiro 2021
Basta que a luminosidade do dia vá caindo aos poucos e cedendo lugar a uma grande nuvem cinza para que os belenenses já relacionem: ‘Lá vem ela’, a chuva. Independente da época do ano, a ocorrência frequente de chuvas em Belém já se tornou uma característica da cidade e, por…